Powered By Blogger

terça-feira, 31 de maio de 2011

Outono





A cada dia que passa, mais & mais & mais & mais & mais: sempre mais:


Os dias idos, as noites idas, as vivências (os risos, os gozos, os choros, as vitórias, as derrotas), as memórias; a cada dia que passa, mais velho, a cada dia que passa, há mais passado que futuro .
portanto, se há cada vez mais passado que futuro, naturalmente a cada dia que passa, cada vez há mais antes, isto é, cada vez há mais pretérito, ou seja, há menos depois, há menos futuro, há menos tempo a se viver.
o passar das idades transmutado em estações anuais: o outono, metaforicamente, segundo o dicionário houaiss, é o “período da vida que se encaminha para a velhice”. período em que as folhas amarelam, período em que elas começam a decair dos galhos antes jovens, folhagens frescas, úmidas.
outono:

a cada dia que passa, mais secas há mais folhas no chão. e, a cada dia que passa, diz-se, mais tarde, pois mais se demora o dia a ganhar “vida” com o passar das idades, (se é que ainda se diz…) “bom dia”, diz-se “bom dia” a cada dia que passa, e diz-se, cada vez mais, “boa tarde” cada vez mais cedo, uma vez que o vento aumenta ao entardecer, e no outono o vento costuma ser intenso, e mais gelado, e isso, a sua força & sua temperatura, cada vez mais obstrui o passo.
cada vez mais, a cada dia que passa, cada vez menos sol, e cada vez menos intenso o sol (o sol outonal é mais brando que o sol primaveril & que o sol estival) atrás de nuvens cada vez mais negras, o sol, astro que aquece & ilumina a vida.
se o sol, cada vez mais, cada vez menos intenso, então cada vez menos intenso o dia claro, iluminado, de luz forte & incisiva, e cada vez mais intenso o entardecer (o entardecer, que, metaforicamente, casa perfeitamente com o outono), isto é: a cada dia que passa, o dia é mais curto; a cada dia que passa, o dia é mais rápido.
(o dia mais curto, o dia mais rápido: a tarde mais rapidamente chega, o vento aumenta, obstrui o passo e, conseqüentemente, a boa tarde chega mais cedo.)
sendo assim, a cada dia que passa, mais curto, a cada dia que passa, mais rápido, tudo o que há torna-se noite também mais rapidamente, e mais escuro, e mais noite, tudo o que “há”, isto é, tudo o que “existe”, ou seja, tudo o que “abriga”: a boa noite, a noite boa. ainda mais negra a negra boa noite, ainda mais negro tudo o que a noite alia a si.

então,

se assim é,

se assim será,

uma boa vida a todos é o único desejo que a todos posso oferecer.

lutemos por uma existência feliz, para que a escuridão chegue, para que a noite se aproxime, e seja, por mais intenso com o passar das idades, ameno o breu, e seja afável o negrume.

beijo todos!


Betho Telles

Nenhum comentário:

Postar um comentário